As pilhas são projetadas para atender aos critérios de desempenho, durabilidade e funcionamento suave que são importantes para a AEDS e serão utilizadas em veículos de entrega através da integração do sistema da AEDS, a fim de alimentar motores ecológicos em áreas urbanas. A produção em série das pilhas está programada para começar na primeira metade de 2022.
A pilha NM5-evo é o mais recente produto da família de pilhas EKPO e, além da alta densidade de potência de até 4,6 kW/l no bloco de célula, atende aos mais altos requisitos do cliente para um design de pilha de célula de combustível durável e compacta. Além do peso relativamente baixo, isto inclui um espectro de alta potência de até 76 kW na operação de impressão. Além disso, o design da pilha oferece condições ideais para escalonamento e modularização, isso permite que o cliente final projete a aplicação de uso de modo flexível e eficiente.
Assim como a EKPO, a AEDS está pensando na mobilidade do futuro. A empresa sediada em Aachen equipa os veículos para o tráfego interno da cidade com sistemas de célula de combustível ecologicamente corretos. Para esta finalidade, a equipe da AEDS já possui ampla experiência no campo da eletromobilidade. Depois de desenvolver com sucesso a Streetscooter como um veículo de entrega movido a bateria e trazê-la para produção em série, a equipe central da AEDS está agora usando sua experiência para implantar veículos movidos a células de combustível em conjunto com novos conceitos de mobilidade em regiões urbanas. Além do CEO Tobias Reil, antigo membro do conselho de administração e gerente de produção da Streetscooter GmbH, a equipe da AEDS inclui os parceiros prof. Achim Kampker, cofundador da Streetscooter GmbH, e Stefanie e Alexander Peters, sócios gerentes do NEUMAN & ESSER GROUP, que cobre toda a cadeia de valor da produção, compressão, transporte e armazenamento de hidrogênio e gases verdes. Junto com outras empresas e instituições, como a TÜV Rheinland, o Grupo PEM e a Universidade RWTH Aachen, está sendo criado um cluster de mobilidade moderna sobre as tecnologias de baterias e hidrogênio na unidade da AEDS em Aachen.
Como a EKPO, a AEDS vê o grande benefício das tecnologias do hidrogênio na implementação de uma mobilidade ecológica. Se o hidrogênio necessário for produzido por energia eólica, solar ou hídrica, as células de combustível podem fornecer um acionamento com zero emissão de CO2. Na mobilidade, o hidrogênio traz vantagens sempre que uma paralisação for dispendiosa. Além do transporte de longa distância, isto se aplica principalmente ao tráfego de entrega de última milha, ou seja, aplicações com uma operação cíclica ou de longo alcance. As áreas de aplicação para veículos incluem ônibus, além de veículos comerciais e de entrega, mas também aplicações industriais no setor de entrega, como veículos especiais e caminhões industriais. Além disso, o acionamento por célula de combustível à base de hidrogênio também é adequado para trens, navios ou aeronaves.
Graças à sua empresa matriz ElringKlinger, a EKPO tem sido ativa na pesquisa e desenvolvimento de células de combustível há cerca de 20 anos. As pilhas compactas baseiam-se na tecnologia de membrana de troca de prótons (PEM) e convertem energia química em energia elétrica usando hidrogênio e oxigênio. A EKPO oferece pilhas em várias configurações que podem ser integradas aos sistemas do cliente. Elas possuem componentes periféricos opcionais e funcionalidades de sistema integradas ao módulo de mídia, que permitem uma significativa simplificação e redução de custos do sistema de célula de combustível. Com as soluções de sistema da sua empresa matriz Plastic Omnium, a EKPO pode cobrir toda a cadeia de valor de um acionamento de célula de combustível à base de hidrogênio. A EKPO tem uma capacidade inicial de produção de até 10.000 pilhas por ano, que será gradualmente expandida de acordo com a carteira de pedidos.
Sobre as tecnologias de células de combustível da EKPO
A EKPO Fuel Cell Technologies (EKPO), com sede em Dettingen/Erms (Alemanha), é uma joint venture líder no desenvolvimento e produção em grande volume de pilhas de combustível para a mobilidade com zero emissão de CO2. A empresa é uma fornecedora completa de pilhas de célula de combustível e componentes utilizados em automóveis, veículos comerciais leves, caminhões, ônibus, assim como em aplicações ferroviárias e marítimas. Dentro deste contexto, a empresa se baseia na experiência de industrialização de dois fornecedores automotivos internacionais estabelecidos: ElringKlinger e Plastic Omnium.
O objetivo da joint venture é desenvolver e produzir em massa pilhas de células de combustíveis de alto desempenho para avançar ainda mais a mobilidade com zero emissões de CO2, seja em estradas, ferrovias, na água ou off-road.