Quer sejam juntas metálicas multicamadas, juntas de metal elastômero ou juntas de metal e material soft – a Elring disponibiliza todos os tipos de construções adaptados às respectivas necessidades do motor.
No aperfeiçoamento técnico de motores, as juntas do cabeçote têm um papel fundamental, especialmente em motores a diesel com injeção direta e motores a gasolina e flex de alto rendimento. Durante todo o processo de desenvolvimento, a ElringKlinger tem sempre em vista o sistema global do motor. Anualmente são produzidas aproximadamente 45.000.000 juntas de cabeçote. Para cada conceito de motor disponibilizamos o sistema de vedação apropriado e, para isso, um serviço de engenharia que acelera de modo eficiente os desenvolvimentos – desde a idéia até alcançar a maturidade para a produção em série.
Requisitos para juntas de cabeçotes:
- Vedação de gás, água e óleo
- Deformável, sem reaperto pouca deformação
- Resistente contra influências químicas (gás de combustão, lubrificante/refrigerante)
- Projetos de motores com peso otimizado ajuda a diminuir o consumo de combustível e as emissões, resultando em motores diesel com altas taxas de pressão de ignição
- Redução da rigidez dos componentes através de ligas leves e espessura reduzida das paredes fundidas
Montagem correta da junta do cabeçote.
Antes de mais nada, não – você encontra todas as etapas que devem ser seguidas no TSI ou nos filmes de montagem na Biblioteca. A principal diferença do FW para as juntas com camada de metal (MLS) está na exigência de qualidade de superfície dos componentes. Tanto a rugosidade da superfície como a topografia devem ser mais precisas e exatas. Acredita-se que a qualidade necessária somente pode ser obtida pela maquinação.
A variante de junta revestida com a chapa de aço preta com camada de proteção adicional (Shim) corresponde à melhor sequência de reparo. O Shim deve ser montado entre a junta e o cabeçote. Nesse veículo, devem ser seguidas diversas etapas, porque este é um reparo complicado. Você encontra no TSI algumas informações sobre este assunto.
Existem fabricantes que permitem a reutilização, mesmo dos modernos parafusos de expansão. Para isso, a expansão deve ser medida e, se for o caso, devem ser obedecidas especificações modificadas de aperto. Como nos parafusos modernos a estrutura do parafuso muda com a expansão e a rosca fica parcialmente ampliada, recomendamos utilizar novos parafusos que sejam projetados para as nossas instruções de montagem.